20/07/2008

" O Ser Cultural"

Trabalhos realizados com os alunos da EJA - Ciclos IV e V



Projeto "O ser cultural"
Releitura da obra " Retirantes" de Portinari



“Retirantes” mostra a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Retirante é o homem nordestino que viaja de onde mora a outro lugar em busca de água e comida, fugindo da seca.
Portinari precisava mostrar o sofrimento do povo brasileiro, pois ele sofria muito com o sofrimento de sua gente.


Homenagem a todos os alunos, principalmente os nordestinos, que abandonaram suas terras em busca de uma vida melhor em Macaé, contribuindo com o enriquecimento cultural de nossa cidade.

Alunos da turma: CV 303
- Adriano, Renata, José Luis, Maicon, Júlio Cesar, Fernanda e Lenildo ( Fotografia e Montagem).



Brincar é preservar a cultura!
Trabalho realizado com os alunos dos Ciclos IV e V - EJA
Bonecas de pano com retalhos e juta

Leitura e releitura das obras de Portinari que retrataram as brincadeiras infantis

Brincar é preservar a cultura, pois há muitas brincadeiras e jogos que se preservam há anos e são passadas de geração em geração. Sem contar que essas brincadeiras variam de região para região e se propagam de uma região para outra. Portanto, exaltar a forma de brincar, as brincadeiras e os jogos é preservar a cultura do povo brasileiro, suas raízes e regiões.

Portinari foi o porta-voz do povo de seu país, retratou temas brasileiros, cenas de sua infância brincadeiras de bola de gude, botão, diabolô, ioiô, bilboquê, balão, pião, pique, barra-manteiga, pula-carniça, futebol, cirandas, etc. Obras que traziam a poesia, o sentimento, a suavidade e a cultura do povo brasileiro.



Alunos da Turma CIV301 e a Coordenadora da EJA, Silvia de Jesus

Um comentário:

Anônimo disse...

A professora Latife está sempre nos surpeendendo com trabalhos maravilhosos feitos junto a alunos extremamente TALENTOSOS. Parabéns a todos!
Rosângela Vasconcelos
Professora Orientadora
Wolfango Ferreira